Com a espera de 200 mil foliões, aumento tem como fatores o retorno de shows nacionais e de campanha de resgate histórico
Com alta demanda de pedidos desde o início do ano, o Hotel Estilo de Minas, até o dia 10 de fevereiro estimava em 95% de ocupação. No entanto, com o passar dos dias, a busca tem sido ainda mais animadora conforme ressalta a proprietária do estabalecimento, Fernanda Maia.
“Este ano, observamos um aumento significativo na procura por um Carnaval no interior, e Diamantina tem resgatado as suas tradições com as festas que se estendem até o amanhecer, o que justifica a alta procura. É um momento promissor para a cidade”, comemora.
Outro fator que ajudou a aumentar o número de turistas interessados em visitar a cidade durante o Carnaval está atrelado ao retorno de shows com atrações nacionais.
Segundo Eberty Salles, diretor da Pulsar Brasil, empresa contratada pela Prefeitura de Diamantina para realizar o evento na cidade histórica, o município não recebia cantores de renome nacional há anos, ao contrário de décadas passadas.
“Retomar às origens do nosso Carnaval, que fez história em Diamantina na década de 90 com o Axé Music, a projetando para todas as fontes de pesquisas, sejam elas nacionais ou internacionais, é uma maneira de envolver o nostálgico, de resgatar uma tradição, de reconquistar um público de um Carnaval afetivo“, afirma Salles.
A contratação de artistas renomados, como Tuca Fernandes, ex-vocalista do grupo de axé Jammil e Uma Noites, e das bandas Biquini Cavadão e Atitude 67, entre outros, reforça as projeções otimistas do poder Executivo municipal para o Carnaval deste ano. A expectativa é de que a cidade receba 200 mil foliões, um número 65% superior ao registrado no Carnaval de 2024.
Para a sócia-diretora do Hotel Montanhas de Minas, Gleicemara Adria de Souza, os investimentos voltados à nova programação foram essenciais para garantir um período ainda mais satisfatório para os empresário do setor.
“Depois que saiu a programação da cidade, a procura que estava bem restultou na falta de dispobinidade. Nós teremos picos de turistas tanto no sábado de Carnaval, quanto no domingo. E, tenho observado um volume grande de turistas de Belo Horizonte, assim como de Montes Claros e de Janaúba, no Norte de Minas”, elenca.
Segundo ela, as reservas já representam 150% de aumento em comparação com o ano passado, quando a taxa de ocupação era de 60%. Neste ano, não há mais apartamentos disponíveis durante a folia carnavalesca.
“Neste ano, as atrações da festa que chamaram o público, pois nos anos anteriores, o nosso Carnaval estava ficando mais calmo que o normal, afinal é uma característica da cidade, um local de tranquilidade. Mas, o Carnaval em anos anterior já chegou a ser muito bem movimentado”, relembra.
O estabelecimento faz parte do Grupo Acaica, que administra também há vários outros hóteis e pousadas na cidade, totalizando em 75 apartamentos, sendo muitas deles ofertados em pousadas rústicas, que se destacam o pelo aconcheço e posicionadas próximo às principais vias do Carnaval da cidade.
Os outros do grupo são:
- Pousada Acaica,
- Pousada Sinhá Moça,
- Pousada Flor de Liz
- e o Hotel Estação
Detalhes para receber bem o folião
A hospitalidade em Diamantina, segundo Fernanda Maia, também contribui para recriar a memória de afetividade nos foliões e fortalecer o vínculo com a cidade.
“Amo receber, adoro organização de casa, detalhes, decoração, uma cama bem arrumada e cheirosa e a mesa posta. Quem não gosta? Fui educada assim, aprendendo a cuidar da casa, da família e este é o espírito que trago todos os dias para o meu hotel e compartilho com a minha equipe, a arte de receber bem”, pontua.
No Estilo de Minas, para o Carnaval foram disponibilizados 43 apartamentos, em estrutura com estacionamento, serviço wi-fi gratuito, área de lazer com piscina aquecida, salão de jogos, sala de cinema, academia, playground e quiosque bar.